terça-feira, 30 de julho de 2013

XII Congresso Internacional do setor feminino dos Arautos do Evangelho



Manhã fria, enevoada, tímidos raios de sol começam a iluminar o panorama, despertando a natureza. Toca o sino na Casa dos Arautos do Evangelho em Joinville. Todas se levantam e começam a preparar-se para uma viagem a São Paulo que será longa, mas todas estão entusiasmadas pois irão participar de mais um Congresso Internacional do setor feminino dos Arautos do Evangelho na casa mãe: Monte Carmelo.
O tema deste ano foi a devoção à Nossa Senhora. Foram mostradas, através de encenações teatrais e claríssimas exposições, os símbolos, as pré-figuras de Nossa Senhora e o papel d’Ela ao longo da história.
Deus designou-A como Rainha do Universo para governá-lo, dando-Lhe um poder régio sobre toda a criação e, especialmente, sobre o pobre gênero humano decaído e pecador. E é vontade dEle que Ela faça o que Ele não quis fazer por si, mas por meio dEla, régio instrumento de seu amor e misericórdia.
E, também em consequência da participação de Nossa Senhora na redenção do mundo, podemos afirmar que Ela é nossa Mãe: sem o auxílio e o consentimento d’Ela, não teríamos nascido para o Céu e para a vida da graça. Ela aceitou e quis o sacrifício de seu Divino Filho por todos e cada um dos homens, até o fim dos tempos; por isso Ela é a  Mãe de todos e cada um de nós.

Possuindo Ela o cetro de Deus em suas mãos e governando a História, é a Ela que se devem voltar os nossos olhares de súplica, a “Senhora dos Anjos, dos homens e das graças!”. É Ela a Rainha de todos os corações ― até dos mais empedernidos ―, é Ela que abate as nossas misérias e lhes dá aparência de beleza diante de Deus; é de sua plenitude que a humanidade se beneficia. Exclama São Bernardo: “Tirai o sol, e o que restará no mundo senão trevas? Tirai Maria da Igreja, que ficará senão a escuridão?”1

1 BERNARDO. Obras Completas. Madrid: BAC, 1953. Vol. I. p. 194

sábado, 20 de julho de 2013

Uma Tarde com os Arautos em Joinville

Quem não passou por aflições em horas de dificuldades ou na perspectiva de alguma tragédia? Ou quem não sentiu necessidade de uma ajuda, seja ela espiritual, psicológica, afetiva ou material? O ser humano é contingente por natureza: não tem condições de viver sem apoio de seus semelhantes, muito menos sem a contínua sustentação de Deus, Criador do universo.
Assim, Deus nos oferece uma solução infalível: o recurso à sua e nossa Mãe.
 “Ela é a Mãe do Perpétuo Socorro. E o perpétuo socorro é um amparo, é um ato de misericórdia, é um ato de piedade perpétuo, quer dizer, ininterrupto, que não se detém nunca, que não cessa nunca, que não se suspende nunca. Nunca significa em nenhum minuto, em nenhum lugar, em nenhum caso: por pior que seja a situação de quem A invoque, a Mãe de misericórdia o socorrerá”
Devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, este foi o tema tratado com as jovens que vieram passar o dia com os Arautos do Evangelho na Chácara Chaparral em Pirabeiraba.

A programação começou com um almoço-churrasco preparado pelos pais e cada família contribuiu trazendo um alimento ou bebida.











Após o almoço, as jovens se reuniram e se organizaram para rezar o terço processional.



Em seguida, com o espírito preparado pela oração, ouviram atentamente a exposição sobre Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.













E por fim, para testar a compreensão e a concentração das jovens, foi realizada uma gincana cuja participação exigia o acerto nas respostas às perguntas feitas sobre o tema exposto. A alegria, o entusiasmo e a resolução de enfrentar e vencer todos os obstáculos foi tão contagiante que os pais decidiram, também, participar da gincana.




terça-feira, 16 de julho de 2013

Visita do Pároco

"A admiração é mais que alegria. É um momento em que a Palavra de Deus é semeada em nosso coração". ( Homilia do Santo Padre Francisco 8/06/2013)

A evangelização não é senão o transbordamento agradecido, feliz e responsável do dom recebido. Participando da vida apostólica da Igreja, o setor feminino dos Arautos do Evangelho de Joinville teve a imensa alegria de receber em sua casa o atual pároco da igreja São José Operário, o Pe. Jorge Luiz da Silva - mais conhecido como padre Jorjão,  uma das figuras mais queridas em Joinville , juntamente com 30 paroquianos para um convívio onde saborearam as pizzas preparadas com esmero pelas jovens.

Em meio a uma atmosfera rica em graças celestiais, pastor e fiéis viveram inesquecíveis momentos de comunhão eclesial.



quinta-feira, 11 de julho de 2013

Passeio à Ilha de Anhatomirim

No âmbito de despertar a importância dos valores culturais na formação educacional dos jovens, o Colégio dos Arautos do Evangelho em Joinville proporcionou às estudantes um passeio à ilha de Anhatomirim, localizada na Baía Norte de Florianópolis em uma área de proteção ambiental.
A Ilha de Anhatomirim, que em tupi-guarani significa pequena toca do diabo, abriga a principal das três fortalezas do sistema de defesa territorial catarinense do século XVIII: a fortaleza de Santa Cruz.













O percurso até a  ilha foi feito em uma escuna, onde as jovens, ao mesmo tempo que apreciavam o encantador panorama, faziam anotações para serem discutidas em sala de aula.







































Já na fortaleza, as estudantes registravam tudo o que viam:  a Casa do Comandante (sede administrativa), o quartel (o maior dos prédios), calabouço, estação radiotelegráfica, guaritas, canhões, e uma escadaria majestosa feita de lioz -  uma espécie de mármore português preservado até hoje no local -  que conduz ao portal de entrada, com inspiração oriental trazida da Ilha da Madeira.



Pondo em prática o ensinamento de D. Chautard - muito comentado e incentivado pelo fundador dos Arautos - o qual mostra que a força do apostolado está na vida interior e que, em geral, as pessoas com muita vida interior produzem muito e as pessoas com pouca vida interior produzem nada,  as estudantes dedicaram, durante o passeio, parte de seu tempo à oração para obter de Deus maior empenho no estudo e nas atividades de apostolado. 



segunda-feira, 8 de julho de 2013

Atividades com a juventude

Mens sana in corpore sano” algumas vezes, ouvimos esse dito que nos vem da antiguidade. Um corpo são e bem adestrado nos ajuda a suportar, sem dano para a saúde, impressões, estímulos e golpes muito fortes, disciplinando-o para bem cumprir nossa missão neste mundo.
Uma pessoa bem exercitada sabe tolerar melhor a fome, a sede e o cansaço. Ela não se deixa abater pela fadiga ou por uma leve indisposição. Não conhece o medo, a preguiça e sabe sempre conservar o corpo sob o domínio da alma.
Como parte das atividades apostólicas para jovens, o ramo feminino dos Arautos do Evangelho em Joinville oferece um curso de Taekwondo. Na semana passada, houve a cerimônia de troca de faixa, contando com a presença dos pais para assistir a esse momento tão especial para seus filhos.