terça-feira, 29 de julho de 2014

Congresso Arautos do Evangelho - setor feminino - julho 2014

A necessidade do auxílio da graça divina
Nenhuma pessoa é capaz do menor ato de virtude cristã sem que seja chamada e ajudada pela graça de Deus. Ou seja, não seria capaz de pronunciar com piedade os Santíssimos Nomes de Jesus e Maria sem o auxílio sobrenatural da graça.
Este auxílio, Deus no-lo dá de forma tal que possamos aceitá-lo ou rejeitá-lo livremente. Daí decorre a necessidade da oração humilde e confiante para pedir as graças necessárias para o aperfeiçoamento espiritual e a perseverança.

As graças se sobrepõem sobre a natureza como no vitral. Olha-se o vitral e fica-se encantado com ele, mas o que tem atrás do vitral? A luz do Sol. Quando a luz do Sol se retira dele, o vitral fica sem vida. 

Esse foi o tema tratado no Congresso dos Arautos do Evangelho setor feminino em São Paulo. Através de uma encenação teatral, foi demonstrado o valor da graça, da oração e da vigilância na perseverança, no aperfeiçoamento espiritual e a salvação de cada um de nós. 


sábado, 19 de julho de 2014

A alegria de ser católico

Desde a formação da juventude, incluindo visitas a colégios, até missões marianas, retiros espirituais e auxílio às iniciativas paroquiais, as jovens arautos não medem esforços na Nova Evangelização. Contudo, esse apertado programa não impede que tenham momentos de lazer com atraentes e inocentes recreações onde, até mesmo, os pais das jovens que frequentam o centro juvenil também participam.

Abaixo algumas atividades na Chácara Chaparral.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Estive doente e me visitastes

Nosso Senhor Jesus Cristo tem uma compaixão tão grande para com os que sofrem que se identifica com eles: "Estive doente e me visitastes" (Mt 25,36).
Muitas vezes, Deus permite que se abatam sobre o homem as mais aflitivas doenças corporais, para que se volte humildemente a Nossa Senhora e suplique sua cura. Em sua maternal bondade, Maria atende seu pedido e quando não alivia o mal físico, não deixa de consolar a quem Lhe pede, mostrando ao doente o benefício da cruz, para a sua santificação — que é o bem-estar da alma.

O setor feminino dos Arautos do Evangelho em Joinville, portando a Imagem do Imaculado Coração de Maria e entoando cânticos, levou um pouco de conforto aos enfermos da fundação Pró-Rim – onde foi realizado o primeiro transplante de Santa Catarina. Todos puderam comprovar a bondade de Maria, Saúde dos Enfermos.

sábado, 12 de julho de 2014

Como está a nossa caridade?


O que dizer da caridade? São tantas maravilhas que “se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever”(Jo 21,25)como já afirmava São João no final de seu Evangelho.
De fato, a caridade é a mais excelente das virtudes, a mais perfeita, pois faz com que participemos do coração de Deus obtendo um amor como o dEle.
Plinio Correa de Oliveira faz a seguinte comparação:
Assim como a água verdadeiramente pura não é aquela que nasce nos vales sombrios, mas aquela que, saída do mais profundo das entranhas da terra, se eleva até o cume dos montes, de onde brota em veios cristalinos, assim também a verdadeira caridade não é o sentimento que tem sua origem nas afeições naturais, transitórias e caprichosas dos homens uns pelos outros, mas sim o amor que, saído do mais profundo do coração humano, se eleva a Deus, e de lá, em veio límpido e cristalino, desce, como do alto de uma montanha, sobre todas as criaturas.
Deus é caridade, porém, neste momento, como está a nossa caridade, o nosso amor de gratidão a Deus? Se está fraco, devemos rezar pedindo a Nossa Senhora, que tem um amor perfeitíssimo a Deus, e ao Sagrado Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade, que, assim como o ferro é purificado no fogo, purifiquem nosso amor e que o Espírito Santo incendeie nossa alma com essa chama de amor para que amemos a Deus como Ele nos ama, embora “ o amor que desce seja maior do que aquele que sobe”. Devemos, no entanto, confiar e dizer como São Paulo: “Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá”. 
Maria Jacinta Pfeiffer – 2ª série ensino médio
Apresentamos, a seguir, algumas fotos das atividades desenvolvidas pelo setor feminino dos Arautos do Evangelho em Joinville.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

A pedra no caminho

Desde que o rei ascendera ao trono, tudo corria bem naquele reino distante, outrora assolado por contínuas guerras.
O soberano era ao mesmo tempo forte e bondoso. Dominava como ninguém a arte militar e possuía tropas bem treinadas, mas preferia alcançar a paz através de amistosos tratados. Por isso, visando a glória de Deus e o bem do seu povo, havia assinado já acordos de cooperação com a maior parte dos estados limítrofes.
As aldeias do reino estavam em pleno desenvolvimento e os negócios com os estados vizinhos eram bastante prósperos. O clima ameno favorecia o plantio dos mais diversos vegetais, e até a natureza parecia estar ajudando a tornar aquela região semelhante a um paraíso.
Os habitantes eram laboriosos, solidários e piedosos. As igrejas estavam sempre cheias e os Sacramentos eram muito frequentados. Reinava entre todos um espírito de fraternidade cristã que fazia lembrar o mandamento novo de Jesus: “Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13, 34).

terça-feira, 8 de julho de 2014

Consolando os enfermos

As missionárias do setor feminino dos Arautos do Evangelho em Joinville levaram um pouco de alento e de alegria aos que sofrem, portando a Imagem do Imaculado Coração de Maria. Enquanto as jovens entoavam cânticos e faziam breves orações, os enfermos e seus familiares recebiam a consoladora visita da Imagem Peregrina que reacendeu a esperança em muitas almas, mesmo nas de não-católicos. Esta Mãe tão misericordiosa nunca abandona seus filhos sofredores.