domingo, 28 de setembro de 2014

O que é o amor, senão exagero?

Na ordem da salvação, é preciso ter também uma paixão que nos domine a vida e a faça produzir, para a glória de Deus, todos os frutos que o Senhor espera. Amai tal virtude, tal verdade, tal mistério apaixonadamente. Devotai-lhe a vossa vida, consagrai-lhe os vossos pensamentos e trabalhos; sem isso, nada alcançareis jamais. Sereis apenas um assalariado, nunca um herói. Dizem: “É exagero tudo isso”. Mas, que é o amor, senão exagero? Exagerar é ultrapassar a lei. Pois bem, o amor deve exagerar!

São Pedro Julião Eymard, O Santíssimo Sacramento

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Salvo por uma Missa

Nas pequenas cidades todos se conhecem. Os laços de amizade se tornam mais estreitos e os bons amigos tratam-se como verdadeiros irmãos. Foi o que se passou com Marcos e Pedro. Os dois cresceram na acolhedora Lagoa Dourada: juntos fizeram a Primeira Comunhão na Matriz do Senhor Bom Jesus, estudaram na Escola Municipal e participaram ativamente das atividades paroquiais, sendo coroinhas em todas as Missas solenes.
Marcos pertencia a uma família muito católica e recebera ali uma grande devoção à Santa Missa. Desde muito pequenino, dona Matilde, sua avó, o levava bem cedo à igreja para participar da Sagrada Eucaristia e lhe explicava cada passo do Santo Sacrifício, deixando-o encantado com o amor de Jesus por cada um de nós.
Pedro, entretanto, não recebera no lar tão piedosas influências. Seus pais eram católicos, porém, pouco devotos; preocupava-lhes apenas ter boa saúde e êxito nos negócios. Fora dona Matilde, a avó do amigo, quem lhe dera formação religiosa. Era ela quem ensinava às duas inseparáveis crianças o catecismo. Foi ela quem os preparou para a Primeira Comunhão e os animou a serem coroinhas na Matriz. Passou o tempo e os dois amigos tornaram-se homens feitos. Constituíram família e tiveram filhos, continuando a viver na mesma Lagoa Dourada.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Perfeita Caridade

Quem possui a verdadeira e perfeita caridade não busca a si em coisa alguma, mas seu único desejo é que em tudo se realize a glória de Deus. A ninguém inveja, porque não aprecia nenhum prazer particular, nem em si mesmo quer alegrar-se, mas, em Deus, acima de todos os bens, coloca a sua felicidade. A nenhuma criatura atribui bem algum, mas tudo refere a Deus, fonte perene, donde promanam todos os bens, fim beatífico, em que descansam todos os santos.
Oh! quem tiver uma centelha de verdadeira caridade, como lhe parecerão vãs todas as coisas da terra!

Tomás de Kempis. Imitação de Cristo. Cap XV. Tradução de P. Leonel Franca, S.J., 1944

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O milagre do poço

A Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias era simples, mas cheia de vida. O padre Maurício sempre promovia diferentes atividades e incentivava a comemoração das festas dos santos do calendário litúrgico, contando com o apoio maciço dos fiéis, que além de participar com piedade dos atos religiosos, engalanavam o templo com flores silvestres e fitas coloridas. Na catequese, as crianças se preparavam para a Primeira Comunhão ou para a Confirmação, em grupos animados e dinâmicos. A frequência aos Sacramentos era intensa e a aldeia era uma das mais tranquilas da região, pois seus habitantes tinham como lema o mandamento deixado por Nosso Senhor Jesus Cristo: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15, 12).
Não obstante, um forte desejo alimentava o coração do bom pároco e dos habitantes do lugar: construir uma grande e bela igreja em honra da Padroeira, já que o edifício existente era muito pequeno e estava se deteriorando pelo tempo. Não havia, porém, meios econômicos para levantá-la...
Ali era uma região um tanto agreste e, no verão, a seca castigava o povo. Era preciso subir até o alto de um monte próximo para conseguir um pouco de água no único poço que abastecia as famílias nessa época. Era um poço antigo, mas nunca havia secado. No verão daquele ano, entretanto, até ele parecia estar escasseando seu abastecimento. Houve vezes em que não subiu uma gota d’água sequer no velho balde de carvalho... Era grave o perigo que corriam, pois, se o poço secasse iam ficar à míngua.

domingo, 7 de setembro de 2014

O Puro Encanto dos Anjos

Os Anjos, que desde o princípio de sua criação conheciam o futuro mistério da Virgem, que A esperavam e de longe A saudavam como sua Rainha (...), que entusiasmo não sentiram ao verem brilhar esta Estrela da Manhã, e ao pensar que seriam os mensageiros de suas graças e missionários de sua clemência? Ah! Se os Anjos entoaram seus louvores sobre o pobre estábulo de Belém, não haveriam de se rejubilar quando viram surgir a aurora da libertação, através da nuvem celeste que logo faria chover o Justo?

Pe. Thiébaud

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Dia dos Pais - Arautos 2014

O Dia dos Pais foi mais uma vez festejado pelos Arautos num ambiente de grande alegria, reunindo pais e filhos num animado convívio, que teve lugar na casa do setor feminino da instituição em Joinville. A comemoração foi iniciada com a Santa Missa, celebrada pelo Pe Mário Sérgio Sperche, EP, seguida por um saboroso churrasco, preparado pelos pais, durante o qual as jovens fizeram um sorteio, apresentaram uma pequena peça teatral, e cantaram algumas músicas para homenagearem os pais.