quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O serviço do frade apressado


A simplicidade do  comportamento de São Tomás de Aquino era um sinal da sua humildade, o reflexo do interior da sua alma. Quando o admirável doutor descia dos cumes da contemplação das coisas divinas para as coisas humanas, o seu trato era tão fácil e a sua conversa tão agradável, que mostrava claramente que seguia o exemplo de Cristo, de que tinha tido o privilégio de conhecer a vida pela contemplação, e depois a ensinar pela pregação. Porque ele não poderia ter obtido de Deus tanta ciência se não tivesse na sua vida seguido as suas lições de humildade.
Conta-se um fato que, quando São Tomás estava no convento de Bolonha, tinha o costume de andar em contemplação, sozinho, pelos claustros. Um irmão de outro convento, que não conhecia o santo, veio a Bolonha e precisando tratar de um assunto na cidade, pediu e obteve licença do prior para levar o primeiro frade que encontrasse para acompanhá-lo.
Encontrou Frei Tomás e disse-lhe: “Bom frade, o prior manda que venhas comigo”. E ele, inclinado a cabeça, seguiu-o. No caminho, como Tomás não conseguia andar depressa, o seu companheiro ralhava-lhe e ele humildemente pedia desculpa.

Os cidadãos, que o conheciam, estranharam que um doutor tão importante seguisse um frade de baixa condição, o que era muito surpreendente. Pensando que isso se devesse a um erro, disseram ao frade quem era aquele que o seguia. Ele então pediu muita desculpa a Tomás pela sua ignorância. Os cidadãos, juntaram-se à volta do Mestre com respeito e interrogaram-no sobre este notável exemplo de humildade. Ele respondeu-lhes, então, que a vida religiosa não se pode seguir senão na humildade, pela qual o homem se submete ao homem por amor de Deus, tal como Deus obedeceu ao homem por amor do homem.» 
Breve biografia de São Tomás de Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário