quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Visita de São Nicolau

Surgiu na Alemanha medieval o costume natalino da visita de São Nicolau às crianças, preparando-as para receber o Menino Jesus.
Personagem envolto na inocente legenda natalina, São Nicolau, bispo da cidade de Mira, na Licia romana (atual sudeste da Turquia), no século IV, foi um modelo de caridade cristã, desvelado benfeitor do próximo mais necessitado, ao qual prodigalizava seu auxílio, sem que ele soubesse de onde viera o inestimável socorro. Conta-se que uma família muito pobre, cujo pai não tinha como financiar o casamento de suas filhas, foi beneficiada pelo bispo Nicolau que, às escondidas, jogou um saco de moedas para ajudar a pagar o "dote".
A devoção a São Nicolau ficou associada às crianças porque além de tê-las como objeto de sua especial caridade, também a ele é atribuído o dom de ter ressuscitado 3 crianças em sua região.
Em dezembro, “São Nicolau”  revestido com solenes trajes episcopais, mitra e báculo, visita as casas para perguntar sobre o comportamento das crianças durante o ano. Quem se comporta bem ganha doces e outros presentes, e quem se comporta mal recebe apenas um pequeno pedaço de carvão…

Após a narração da história do bispo São Nicolau, as jovens que frequentam os Arautos do Evangelho em Joinville e seus familiares tiveram a imensa graça de receber sua visita e ganhar uns deliciosos doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário