domingo, 26 de abril de 2015

Atividades Projeto Futuro e Vida - Joinville

Por que somos devotos de Nossa Senhora? Quais são as razões que nos levam a ter tanta devoção a Ela?
Na programação de sábado passado, as jovens do Projeto Futuro assistiram a uma reunião sobre a devoção à Nossa Senhora segundo São Luís Grignion de Monfort:
“Por um ovo, Nossa Senhora nos dá um boi”
“Maria Santíssima, a mais honesta e a mais generosa de todas as puras criaturas, não se deixa vencer jamais em amor e liberalidade. E por um ovo, diz um santo devoto, ela dá um boi, isto é, por pouco que lhe damos, ela dá mais do que recebeu de Deus; e por conseguinte, se uma alma entrega-se a Ela sem reserva e nela deposita toda confiança, trabalhando em adquirir as virtudes e domar as paixões, ela se dá a essa alma também sem reserva”.
Vejamos um exemplo da generosidade de Nossa Senhora. 
Certa vez, dois monges muito devotos de Maria, que sempre recorriam a Ela com filial devoção, precisaram fazer uma viagem de um mosteiro a outro passando por um grande bosque.
Enquanto viajavam, caiu a noite e eles não tinham onde pernoitar. Rezaram, então, pedindo proteção e um lugar onde pudessem descansar.
De repente, viram uma luzinha ao longe, que indicava haver ali uma casa ou choupana. Decidiram os bons frades ir até lá e pedir abrigo. Quando chegaram mais perto, deram-se conta de que não era uma casinha, mas um magnífico castelo!
Bateram à porta e veio atender um gentil mordomo, perguntando o que desejavam. Eles, então, pediram para dormir ali, e o mordomo se prontificou a perguntar à dona do castelo. Dali a pouco, ele voltou com a resposta afirmativa, e acrescentou que a dama estava convidando os dois frades para jantarem com ela.
A ceia na verdade foi um banquete, cheio de ricas iguarias e regado com deliciosos vinhos. A nobre senhora conversou com eles e deu-lhes muita atenção. Na hora de dormir, levou-os para os quartos, que mandara preparar com todo esmero.
Os irmãos estavam maravilhados com aquela hospitalidade. Dormiram como crianças e, no dia seguinte, foram convidados a tomar café com a nobre dama. Na hora da despedida, encantados com tudo e sem palavras para agradecer, disseram que rezariam muito a Deus por ela e por todos os seus numerosos criados.
A dama, então, ao se despedir, lhes entregou uma carta dizendo:
— Que façam uma muito boa viagem, e levem esta carta. Abram-na apenas daqui a três horas!
Muito curiosos, os frades retomaram seu trajeto, contando os minutos para abrir o envelope. Depois de três horas, abriram a carta…
…e nela estava escrito que aquele castelo não existia, mas Nossa Senhora quis retribuir a grande devoção que eles tinham por ela e veio pessoalmente recebê-los por uma noite, tal como desejava fazer um dia no Céu.
***

Após a reunião, todas participaram de uma especial animação organizada pelas estudantes do Colégio Arautos do Evangelho: uma super gincana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário