segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Madre Paulina - Nova Trento

Amábile Lucia Visintainer, em religião Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, é a fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Nasceu em 16 de dezembro de 1865, numa tarde de inverno, em Vígolo Vattaro, pitoresca cidade da província de Trento.

As dificuldades pelas quais passavam os habitantes daquelas regiões fizeram os Visintainer emigrarem e foram para o Brasil onde família dirigiu-se para o atual Estado de Santa Catarina, aportando na cidade de Itajaí.

Aos 25 anos de idade, Amábile deixou a casa paterna e, juntamente com uma companheira, foi morar num pequeno casebre para cuidar de uma senhora cancerosa.

Dessa data em diante, ela se deixaria consumir pela caridade em favor dos mais necessitados. Sempre confiante na Providência, exclamava: “Quantos penhores de amor nos dá o Senhor! Sinto-me ‘emparaisada’ de contentamento!”

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição se espalhou por todo o Brasil, atingindo também outros seis países latino-americanos e três africanos. A primeira casa da Congregação foi fundada no povoado de Vígolo, nos arredores de Nova Trento (SC), a 100 quilômetros de Florianópolis.

O setor feminino dos Arautos do Evangelho fez uma peregrinação a Nova Trento e visitou os locais onde Madre Paulina viveu e iniciou sua congregação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário