quinta-feira, 28 de março de 2013

Simpósio Arautos do Evangelho Joinville



Os Arautos do Evangelho setor feminino em Joinville ofereceram aos pais das jovens que frequentam o centro juvenil um simpósio de formação católica. Foram dois dias de convívio num ambiente de paz e o tema abordado foi " A oração", sendo o Pe Ricardo Basso, EP o expositor.



 Foi oferecido também um almoço para os participantes do simpósio.


 Nos dois dias de simpósio os participantes puderam assistir à missa onde várias pessoas tiveram a graça de receber Nosso Senhor Sacramentado.


terça-feira, 26 de março de 2013

Domingo de Ramos Arautos do Evangelho Joinville


A entrada de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém, no Domingo de Ramos, foi uma manifestação de quanto o povo, apesar de tudo, O via e apreciava, mas não na medida do necessário, do justo. Aclamavam-No, é verdade, mas Ele merecia muito mais!

Fazem-Lhe uma meia festa. Por isso, em geral, as pinturas e gravuras de Nosso Senhor entrando em Jerusalém O apresentam com tristeza, pesar, e dirigindo um olhar quase severo para a multidão que O aplaudia. Para Ele o interior das almas não oferece segredo, e Jesus percebia a insuficiência, a precariedade daquela ovação de que Ele era objeto.

Humildemente sentado sobre um burrico, Ele atravessava em meio à multidão, chamando a todos, pela sua presença, a amarem a Deus. Porém, ao mesmo tempo, percebia as negações, as recusas, a frieza, a hipocrisia deste ou daquele ato de admiração, e sofria com isso. Se fôssemos estudar todo o padecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, e não só a Paixão, dir-se-ia que a partir da primeira ingratidão Ele começou a sofrer. Quando teria sido essa primeira ingratidão? Não se sabe. Ela veio aos tufos, em grande quantidade, no Domingo de Ramos.

Contribuindo para o afervoramento do povo de Deus, procurando levar os fiéis a um maior amor e à compreensão dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Divino Redentor, os Arautos do Evangelho setor feminino em Joinville reuniram os pais e as jovens que frequentam o centro juvenil para uma Celebração Eucarística no Domingo de Ramos, presidida pelo Pe Santiago Canals, EP.













sábado, 16 de março de 2013

Aula de ciências - Arautos do Evangelho Joinville


Aprendendo citologia de maneira interessante

A célula é a unidade fundamental dos seres vivos e constitui-se em um "universo" bastante complexo. Membrana Plasmática, Ribossomo, Mitocôndria: quem já não ficou assustado com terminologias tão complexas?

Considerando-se a abordagem desse conteúdo de Citologia, com a turma do 8 ano da Ordem II dos Arautos do Evangelho, a Professora Ana Paula de Ciências, realizou duas atividades com as alunas. Uma chamada de BIOARTE na qual as alunas deveriam escolher uma estrutura do cotidiano e comparar com a célula. E, para essa atividade, as alunas resolveram comparar as organelas  celulares com o Tabor.


Em virtude dessa comparação, uma das relações estabelecidas pelas alunas foi de que, "a mitocôndria pode ser comparada com a missa pois, assim como a mitocôndria fornece a energia para a célula realizar as suas atividades, a missa nos fornece a energia espiritual que necessitamos".

A outra atividade realizada foi utilizando o jogo Cara a Cara com a Célula, desenvolvido pelo Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo - USP, para oferecer às alunas uma maneira mais cativante para aprender.

Aprender é bom ...
E interagir também é uma necessidade em nosso cotidiano.


É na relação entre os sujeitos que o conhecimento se constrói.

 Afinal, cooperar é uma necessidade do ser humano.

O aprendizado de citologia ocorrendo de uma maneira significativa.

A escolha do jogo como uma estratégia didática, se dá a partir do que é sugerido por CAMPOS, BORTOLOTO E FELICIO, 2003 "aliar os aspectos lúdicos aos cognitivos, entendemos que o jogo é uma importante  estratégia para o ensino e a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a argumentação, a interação entre alunos e entre professores e alunos".

ANA PAULA SOUZA
Professora de Ciências 

terça-feira, 5 de março de 2013

Arautos do Evangelho na Chácara Araquari


Nas atividades dos Arautos do Evangelho, a beleza e a disciplina aliam-se à alegria e à descontração para formar a juventude. A história da Igreja, os dogmas de nossa fé tornam-se ainda mais atraentes e empolgantes quando transmitidos num ambiente alegre e informal, em contato com a natureza.