sábado, 12 de dezembro de 2015

O QUE DEUS FAZ É PELO MELHOR

Havia um médico, homem bom e sem malícia, na corte de um poderoso rei. Ao visitar Sua Alteza, ainda que o achasse afligido com qualquer trabalho ou dor, não mostrava entristecer-se. Após aplicar os remédios que entendia lhe eram necessários, consolava o rei, dizendo que não se agastasse e sofresse seu trabalho com paciência, porque tudo o que Deus faz é pelo melhor.
Aconteceu que morreu o príncipe herdeiro do reino, e o rei ficou muito triste, encerrando-se em seu castelo.
 Querendo o médico visitá-lo e consolá-lo, como todos faziam, o fez com as palavras de seu costume, dizendo-lhe:
— Senhor, não vos agasteis tanto, a ponto de prejudicar a vossa pessoa. Tudo que Deus faz é pelo melhor.
O rei não teve paciência em ouvir este dito em tal ocasião, e pensou:
— O que poderia ser pior para o príncipe, meu filho, do que morrer? Vou me vingar deste médico insolente. Vejamos se lhe será melhor a morte que lhe mandarei dar do que deixá-lo viver.
Chamou dois homens, e ordenou:
— Ide atrás do médico que acabou de sair, e dizei-lhe que quereis dar um recado meu. Quando estiverdes diante dele, matai-o, por ordem minha. Não temais justiça.
Os homens foram à casa do médico, e achando a porta da escada fechada, gritaram que traziam um recado do rei.
Alvoroçado com isto, o médico colocou o capuz de dó e desceu para abrir a porta. Mas, com a pressa de descer, tropeçou no capuz de dó e tentando agarrar-se no corrimão da escada, caiu e quebrou a perna. Ouvindo seus gritos de dor, os servidores da casa vieram e o tiraram dali, levando-o para a cama. Pediu, então, à dona da casa que explicasse aos emissários do rei o que acontecera, e eles voltaram para explicar tudo ao rei.
O médico permaneceu mais de seis meses na cama. Quando sarou, levantou-se e foi mancando à presença do rei. Vendo-lhe o defeito, o rei quis consolá-lo, mas o médico se adiantou e disse:
— Não me aborreço com isso, porque o que Deus faz é pelo melhor.
Ouvindo isso, o rei concluiu que ele aplicava essa norma sábia também a si próprio, e o teve dali por diante por bom homem. Perdeu o rancor que contra ele tinha, e viu também que na verdade foi melhor ele ter quebrado a perna, pois do contrário teria morrido.

Adaptado "Contos Tradicionais do Povo Português . Theophilo Braga. - Magalhães e Moniz Editores, Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário