domingo, 24 de julho de 2016

Síntese do culto mariano

A sagrada escravidão a Maria
Além do culto de veneração, de amor, de gratidão, de invocação e de imitação, deve-se à Virgem Santíssima, como Rainha de todo o universo, um culto de escravidão. Este último ato de culto mariano sintetiza admiravelmente todos os outros dos quais temos tratado.
O escravo fiel à sua Rainha, se realmente o é, antes de tudo A venera, excelência única. Em segundo lugar, A ama e faz o que agrade a Ela, evitando tudo o que A moleste. Está pleno de gratidão em relação a Ela pelos grandes favores que lhe tem concedido. Está pleno de confiança em sua Rainha, pois sabe que Ela conhece, pode e quer socorrê-lo em tudo o que necessite. O servo fiel à sua Rainha, por último, se de fato o é, trata de imitá-La já que A reconhece como seu modelo ideal.
Eis, portanto, como o ato de escravidão sintetiza todos os outros atos de singular culto que devemos a Maria Santíssima, Mãe de Deus, Mãe dos homens, Corredentora do gênero humano, dispensadora de todas as graças divinas, modelo insuperável de nossa vida.

ROSCHINI, OSM, Gabriel María. La Madre de Dios según la fe y la teología. 2.ed. Madrid: Apostolado de la Prensa, 1958, v.II, p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário