Aprendendo citologia de maneira interessante
A célula é a unidade fundamental dos seres vivos e
constitui-se em um "universo" bastante complexo. Membrana Plasmática,
Ribossomo, Mitocôndria: quem já não ficou assustado com terminologias tão
complexas?
Considerando-se a abordagem desse conteúdo de Citologia, com
a turma do 8 ano da Ordem II dos Arautos do Evangelho, a Professora Ana Paula de Ciências, realizou duas
atividades com as alunas. Uma chamada de BIOARTE na qual as alunas deveriam
escolher uma estrutura do cotidiano e comparar com a célula. E, para essa
atividade, as alunas resolveram comparar as organelas celulares com o Tabor.
Em virtude dessa comparação, uma das relações estabelecidas
pelas alunas foi de que, "a mitocôndria pode ser comparada com a missa
pois, assim como a mitocôndria fornece a energia para a célula realizar as suas
atividades, a missa nos fornece a energia espiritual que necessitamos".
A outra atividade realizada foi utilizando o jogo Cara a
Cara com a Célula, desenvolvido pelo Centro de Estudos do Genoma Humano da
Universidade de São Paulo - USP, para oferecer às alunas uma maneira mais cativante para aprender.
Aprender é bom ...
E interagir também é
uma necessidade em nosso cotidiano.
É na relação entre os sujeitos que o conhecimento se
constrói.
Afinal, cooperar é
uma necessidade do ser humano.
![]() |
O aprendizado de citologia ocorrendo de uma maneira significativa. |
A escolha do jogo como uma estratégia didática, se dá a
partir do que é sugerido por CAMPOS, BORTOLOTO E FELICIO, 2003 "aliar os
aspectos lúdicos aos cognitivos, entendemos que o jogo é uma importante estratégia para o ensino e a aprendizagem de
conceitos abstratos e complexos, favorecendo a motivação interna, o raciocínio,
a argumentação, a interação entre alunos e entre professores e alunos".
ANA PAULA SOUZA
Professora de Ciências
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário