quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Simpósio em Joinville

O setor feminino dos Arautos do Evangelho em Joinville teve a imensa alegria de receber o Pe. Ricardo José Basso, EP para um simpósio sobre os “Sacramentos”. Estiveram presentes as famílias das jovens que frequentam o centro juvenil.



















Apresentaremos a seguir alguns pontos tratados. Para aqueles que puderam comparecer, servirá para uma meditação e aos que não puderam vir, um convite para o próximo simpósio.
O tema da primeira exposição foi “Deus me ama”.
Se o homem existe, é porque Deus o criou por amor e, por amor, não cessa de dar-lhe o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao seu Criador”.
Jesus conheceu-nos e amou-nos a todos durante sua Vida, sua Agonia e Paixão e entregou-se por todos e cada um de nós: "O Filho de Deus amou-me e entregou-se por mim" (Gl 2,20). Amou-nos a todos comum coração humano. Por esta razão, o sagrado Coração de Jesus, traspassado por nossos pecados e para a nossa salvação (Jo 19,34), “é considerado o principal sinal e símbolo daquele amor com o qual o divino Redentor ama ininterruptamente o Pai Eterno e todos os homens.” (Pio XII, enc. Haurietis aquas: Cf. DS 3812).
Provas, também sinais do amor de Deus para conosco
Lembremo-nos que todos os sofrimentos nos vem de Deus e são sinais de seu divino amor.
Os sofrimentos desta vida não estão em proporção com a glória que nos está reservada” (Rm 8, 18).
Deus é como um vinhateiro... “Toda a videira, diz Jesus, que produz fruto, ela a poda para que mais frutifique” (Jo 15,2).
...se recebemos das mãos de Deus os bens, porque não havemos de aceitar os males?” (Job 2,10).
As penas são mimos de nosso pai celestial”. (Santa Teresa – in Francisco Spirago – Volume I – pág. 137)
A quem Deus deixa padecer, dá mais do que a quem comunica o poder de ressuscitar os mortos (São João da Cruz - in Francisco Spirago – Volume I – pág. 137)
Todos os santos da Igreja passaram por tribulações, e quanto mais santos mais sofreram” (Catecismo Popular Católico - in Francisco Spirago – Volume I – pág. 137)
Deus faz sofrer o pecador para o corrigir e para o salvar da morte eterna” (Francisco Spirago – Volume I – pág. 138)
Deus experimenta o justo pelo sofrimento para saber se ele ama as criaturas mais do que o criador” (Francisco Spirago – Volume I – pág. 139)
O que julgamos ser um mal, é um remédio, porque Deus, que nos ama infinitamente, tem sempre em vista fazer-nos felizes”. (São Francisco de Borja - in Francisco Spirago – Volume I – pág. 143)
"Sabemos que, para os que amam a Deus, tudo concorre para o bem" (Rm 8,28). O testemunho dos santos não cessa de confirmar esta verdade.
Assim, Sta. Catarina de Sena diz "àqueles que se escandalizam e se revoltam com o que lhes acontece": "Tudo procede do amor tudo está ordenado à salvação do homem, Deus não faz nada que não seja para esta finalidade"
E Santo Tomás More, pouco antes de seu martírio, consola sua filha: "Não pode acontecer nada que Deus não tenha querido. Ora, tudo o que ele quer, por pior que possa parecer-nos, é o que há de melhor para nós"
E Lady Juliana de Norwich: "Aprendi, portanto, pela graça de Deus, que era preciso apegar-me com firmeza à fé e crer com não menor firmeza que todas as coisas irão bem.... “Tu mesmo verás que qualquer tipo de circunstância servirá para o bem”.
Continuaremos no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário