terça-feira, 3 de setembro de 2013

O valor da Santa Missa

A Santa Missa não é simplesmente uma representação, uma memória da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo; ela é a renovação e a continuação do sacrifício realizado no Calvário. A diferença está no modo de se oferecer; no Calvário, a imolação foi visível e cruenta; na Missa, a imolação é incruenta e sacramental. Devemos, pois, assisti-la como diante da cena do Calvário.
Quais são os frutos da Missa?
Ela obtém, para o pecador, a graça de se converter e de receber, no sacramento da Penitência, a remissão das suas faltas. Quanto às penas temporais devidas aos pecados, depois de terem sido perdoados no sacramento da Penitência, a Missa as extingue imediatamente aos que estão em estado de graça.
Ela estende seus frutos de salvação aos vivos e aos mortos, podendo ser aplicada às almas do purgatório.
Através dela, somos preservados de muitos perigos e infortúnios, que de outra forma cairiam sobre nós.
Embora o valor da Santa Missa seja infinito, Deus o aceita numa medida limitada e finita, conforme a devoção maior ou menor de quem a celebra, manda celebrar, ou a ela assiste.
Santo Agostinho afirmou certa vez: “Todos os passos que alguém dá para ir assistir à Santa Missa são contados por um Anjo e por eles Deus lhe concederá um prêmio muito grande nesta vida e na eternidade.”
Assistindo devotamente à Santa Missa, rendemos a maior homenagem a Deus e seremos abençoados.1

1 SÃO LEONARDO DE PORTO-MAURÍCIO. As excelências da Santa Missa.











Para exemplificar às jovens do Projeto Futuro e Vida da Escola Municipal Eladir Skibinski e Escola Wittich Freitag o valor de uma Missa, as estudantes do Colégio Arautos do Evangelho em Joinville fizeram a encenação teatral da história de uma pobre mas piedosa viúva que assistia à Santa Missa diariamente. Um dia, sem ter o que comer foi pedir um pão na padaria, a dona, ciente de sua religiosidade, negou-o veementemente e para zombar escreveu em um pedaço de  papel: O VALOR DE UMA MISSA. Colocou-o de um lado na balança e no outro, um pão. A balança não se moveu. E assim foi colocando todos os alimentos da padaria sem que a balança se movesse. O “valor de uma missa” pesava mais do que todos os produtos.
Neste momento, os sinos da catedral começaram a soar, convidando todos os fiéis à santa Missa. Uma menina fixando o olhar no papel, tirou-o da balança fazendo desmoronar os produtos postos no outro prato. Ante tão extraordinário prodígio, aquele duro coração deixou-se penetrar pela graça Divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário